Quando o assunto é transporte escolar, é preciso obedecer a vários critérios para escolher a melhor van. Fatores como custo de manutenção, conforto, espaço e, naturalmente, segurança estão entre os itens a serem observados.

 

Para auxiliar na hora de escolher ou renovar a frota, pesquisamos cinco vans bem avaliadas por frotistas para o transporte de passageiros. Acertar no veículo e garantir disponibilidade, no entanto, não é garantia de prestação do melhor serviço. É preciso estar atento a uma série de comportamentos, competências e adequação à legislação. Sobre eles, comentamos ao final da matéria.

 

Para começar, elencamos as vans consideradas como excelentes opções para prestar o transporte escolar, de cinco diferentes montadoras.

 

1. Mercedes-Benz Sprinter:

 

Durável, confortável e com opções de segurança avançadas, a Sprinter é uma das vans hors-concours. A linha oferece sete configurações, de modo a se encaixar na necessidade da operação. A Sprinter Van tem muito espaço interno e já vem com os revestimentos laterais e de teto, além de ser equipada de série com sistema de som integrado, portas USB-C e ar-condicionado de 61.534 BTUs com 10 difusores multidirecionais.

 

Além da ótima combinação de toda a linha, entre PBT, carga útil, entre-eixos e comprimento do veículo, apresenta uma série de equipamentos que tornam a operação logística mais eficiente e dinâmica.

 

Se a disponibilidade e a segurança operacional forem um fator decisivo, como o são no transporte escolar, todos os modelos vêm de série com o pacote de assistentes como o ESP adaptativo 9i (com 14 funções) e o ABA  (Assistente Ativo de Frenagem), que auxiliam o condutor tanto nas condições de tráfego mais intenso como em deslocamento de longas distâncias.

 

O Springer Tourer possibilita o uso de bancos mais estreitos, ideais para o transporte de crianças.

 

2. Ford Transit:

 

Integrante do ecossistema Ford Pro, a geração Transit recolocou a Ford no competitivo mercado de vans. Primeira van com transmissão automática do país, a Ford Transit possui três versões para o transporte de passageiros. A transmissão automática tem como vantagem proporcionar uma troca suave e precisa, diminuindo o esforço do condutor. O que facilita, e muito, para os profissionais que passam muitas horas ao volante.

 

A Transit é equipada com Controle Eletrônico de Estabilidade e anticapotamento, controle de carga adaptativo, estabilização de vento lateral, assistente de partida em rampas entre outras facilidades como o piloto automático adaptativo, que ajusta a velocidade para manter a distância segura do veículo da frente.

 

Um dos serviços prestados pela montadora para os clientes da Transit é a Assistência Técnica por app, o FordPass, que incluir entre outras facilidades a localização do veículo em tempo real e informações sobre a saúde do carro.

 

3. Renault Master:

 

Apontada como uma das mais econômicas, a Renault Master Minibus é uma das mais vendidas categoria. Na versão atual, o interior é pensado como uma estação de trabalho, com Multimídia 7” com tv digital, painel e cluster com computador de bordo 3,5” TFT. O Minibus apresenta versões para passageiros adultos e também para crianças, com bancos menores. A personalização pode ser feita por empresas credenciadas, com garantia total de fábrica.

 

Como itens de segurança, são destaque o controle adaptativo de carga, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e o sistema estabilizador de vento lateral, que ajuda a manter a trajetória quando o veículo está sujeito a fortes ventos laterais ou quando está sendo ultrapassado.

 

A Renault Master é apontada como um dos veículos para transporte de passageiros de baixo custo de manutenção.

 

4. Fiat Ducato:

 

Também apontada como econômica, a Fiat Ducato apresenta regulagem no banco do motorista, bem como ajuste do apoio de braço e da altura e profundidade do volante. Você também conta com uma mesa multifuncional no encosto do banco do carona e 15 porta-objetos espalhados pela cabine. Como opcional, o Fiat Ducato também tem a Central Multimídia com touchscreen de 7 polegadas, Android Auto, Apple Carplay e câmera de ré.

 

No quesito segurança, conta com assistente de partida em rampa e sensor de estacionamento traseiro, além de equipamentos de segurança como freios ABS, controle antiderrapagem (ASR) e Airbags. Você ainda pode contar com o controle adaptativo de carga (LAC), que ajusta o uso dos freios em cada roda de acordo com o peso e o centro de gravidade do veículo.

 

A Ducato também é analisada como uma van com baixo custo de manutenção.

 

5. Citröen Jumper

 

A Jumper, apesar de francesa, tem o mesmo motor da Fiat Ducato, sendo produzida no mesmo local. O que diferencia é o design. Entre singularidades, apresenta o sistema Stop & Start – com ele, o motor é desligado automaticamente ao ficar com o veículo parado, e ligado assim que o motorista aciona a embreagem para retomar o movimento. Além de proporcionar maior economia de combustível, essa tecnologia também auxilia na diminuição da emissão de CO2.

 

É apontada como tendo um bom índice TCO (Custo Total de Propriedade), que leva em consideração itens como aquisição, consumo de combustível, manutenção etc.

 

Outros critérios

 

Agora que você sabe algumas das melhores vans para o transporte escolar, em uma análise baseada em critérios como segurança, espaço, conforto, confiabilidade da marca, custo de manutenção e consumo de combustível, lembre-se que há outras variáveis super importantes para poder prestar um bom atendimento no quesito transporte de passageiros.

 

Aqui, elencamos algumas:

 

Legislação e regulamentação:

 

O transporte escolar obedece ao artigo 136 do Código de Trânsito Brasileiro, que especifica todas as regras para a prestação do serviço e é regulamentado por legislação local (municipal e/ou estadual).

 

O motorista deve possuir habilitação para transporte de passageiros, passar por verificação de antecedentes e ser bem capacitado em direção defensiva, além de saber lidar com situações de emergência.

 

Monitoramento:

 

Especialmente com crianças pequenas, mas não restrito a elas, o serviço de transporte escolar tem de oferecer um monitoramento por GPS em tempo real.

 

Planejamento de rotas:

 

Planejar as rotas e horários é fundamental para garantir e eficácia do serviço e a segurança dos estudantes. No planejamento consegue-se evitar áreas perigosas e de tráfego intenso sempre que for possível.

 

Assentos e cinto de segurança:

 

Os assentos e cintos de segurança precisam estar sempre em perfeitas condições. É obrigação do frotista e/ou motorista checar esses itens diariamente e zelar para que as crianças utilizem os equipamentos adequadamente.

 

Comunicação com pais e/ou responsáveis:

 

É importante estabelecer uma comunicação eficiente com os pais, de forma objetiva e aberta sobre horários, rotas e quaisquer outros problemas que possam surgir.

 

Treinamento de emergência:

 

Os condutores dos veículos escolares e seus auxiliares necessitam ser treinados para lidar com ocorrências de emergência, como acidentes, incêndios, problemas médicos e até mesmo eventuais discussões entre os passageiros.

 

Higiene e Limpeza:

 

Manter a van limpa e higienizada é obrigação do prestador de serviço. Com isso, evita-se problemas de saúde, propagação de doenças contagiosas e se oferece um ambiente muito mais agradável.

 

Autorização dos pais:

 

As crianças devem ser autorizadas pelos pais/responsáveis a serem transportadas. No documento, por escrito, é preciso conter também a(s) pessoa(s) a quem a criança pode ser entregue ao chegar no destino.

 

Necessidades especiais:

 

Se houver transporte de alunos com dificuldades especiais, como mobilidade reduzida, necessita-se adaptar a van, garantindo segurança e conforto.

 

Políticas de Não-Bullying e Comportamento Adequado:

 

Regras de comportamento na van têm de estar claras, incluindo políticas contra o bullying.

 

Sistema de Registro e Controle:

O sistema de registro e controle garante que o motorista saiba todos alunos que entram e saem da van, impedindo que algum aluno seja deixado para trás.

 

Com todos esses cuidados e manutenção preventiva programada, o transporte escolar se torna mais seguro, eficiente, econômico e sustentável.

 

Se você gostou desse conteúdo, fique atento às nossas matérias.