Época de férias geralmente significa carro na estrada. Com disposição de aproveitar cada momento, os motoristas precisam tomar alguns cuidados para que a distração e a pressa de chegar ao destino não comprometam a segurança do condutor e dos passageiros.

 

Entenda o conceito

 

Para saber se estamos dirigindo na defensiva, é preciso entender o conceito de direção defensiva, estabelecido pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN): “É a forma de dirigir que permite a você reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com seu veículo e com os outros usuários da via”.

 

Lendo, parece óbvio. Mas será que estamos conscientes de todos os tipos de atitudes que precisamos ter como condutores para que estejamos preparados para todas as possíveis situações durante o trajeto?

 

Para facilitar e promover um trânsito seguro para todos, selecionamos alguns dos principais tópicos para que você dirija de forma mais segura e possa tirar o melhor proveito dos seus dias de descanso.

 

Os 5 fundamentos

 

A direção defensiva se apoia em cinco fundamentos:

 

1) Conhecimento – é preciso conhecer as leis e as regras do trânsito, o veículo e os tipos de perigo a que os usuários do trânsito estão expostos. Para isso, é preciso estudar e se atualizar.

 

2) Habilidade – é o domínio sobre o veículo, desenvolvido a partir da prática correta de direção. É preciso saber as técnicas, mas também ter os automatismos corretos (aqueles comandos que executamos sem pensar), fundamentais para enfrentar cada situação de risco.

 

3) Atenção – no trânsito, é preciso ter precaução difusa. Isso significa que o condutor deve estar suficientemente concentrado na direção, sem perder de vista o que está acontecendo no entorno.

 

4) Previsão – é o saber antecipar-se aos riscos, prevendo os atos dos demais motoristas e as situações que podem acontecer na via, preparando-se para agir com o máximo de habilidade possível se necessário.

 

5) Decisão – ao enfrentar uma situação de risco, o condutor precisa estar preparado para tomar a melhor decisão, agindo corretamente e com convicção para evitar os acidentes.

Com os cinco fundamentos em mente, vamos para o dia a dia. Por experiência, elencamos os principais cuidados que os motoristas devem ter.

 

Esteja atento aos itens de segurança

 

É impensável falar em direção defensiva se o condutor não está com a revisão do veículo em dia. Suspensão, direção, freios, pneus devidamente calibrados, cintos de segurança com fivelas funcionando, luzes, são exemplos de itens que precisam ser checados antes de sair de casa.

 

Se houver qualquer alteração ou desconfiança, nem pense duas vezes. Leve o veículo para o seu mecânico de confiança.

 

Cuide da postura

 

Parece bobagem, mas estar com a postura correta, com as costas eretas e as pernas e pés levemente dobrados fazem toda a diferença na condução do veículo. Com o banco na posição correta, ajustes os espelhos retrovisores. Esse cuidado deve ser tomado sempre que dois ou mais condutores dividem a direção do veículo, prática por vezes comum em grandes distâncias.

 

Mãos no volante

 

Com maior tempo de experiência na direção, é comum que os condutores utilizem apenas uma das mãos no volante, seja por hábito ou por excesso de confiança. Nada menos defensivo do que essa atitude. O correto é manter as duas mãos no volante, exceto nas trocas de marcha. É essa posição que vai possibilitar manobras rápidas em situações imprevistas.

 

Nem precisaria, mas vale lembrar: celular e direção não combinam. Se precisar utilizar o GPS do celular, por exemplo, fixe o aparelho em um suporte apropriado. O uso de eletrônicos durante a condução do veículo é infração gravíssima (artigo 252 do CTB)!

 

Respeite o fluxo

 

Trafegar na pista da esquerda em baixa velocidade é um dos grandes geradores de acidentes. Cada via tem uma velocidade específica, que deve ser respeitada. Não trafegue abaixo do limite e tampouco ultrapasse a velocidade determinada.

 

Lembre-se também de acionar a seta antes de trocar de faixa, fazer ultrapassagens, conversões e retornos.

 

Saiba ultrapassar

 

Para ultrapassar, além de respeitar a sinalização que indica a ultrapassagem segura, só tome a atitude se estiver plenamente confiante. Após iniciar uma ultrapassagem mal calculada, nem sempre é possível voltar atrás. Além de sinalizar, lembre-se de que a ultrapassagem deve ser feita sempre pela esquerda, exceto se o veículo da frente estiver sinalizando que vai entrar nesta direção.

 

Fique atento às condições adversas

 

São seis as condições adversas da direção defensiva: as condições das vias, o tempo (clima), a iluminação (visibilidade), o trânsito, o veículo e o próprio condutor.

 

Conheça a estrada

 

Planeje o seu trajeto e confirme as condições da estrada e do trânsito antes de sair de viagem. Obras, vias interrompidas, má sinalização, falta de acostamento, presença de animais, poças de água que favorecem a aquaplanagem, presença de pedestres em áreas rurais ou urbanas, curvas acentuadas, entre outros aspectos, são fatores que dificultam a direção. Fique atento a eles!

 

Esteja preparado

 

O condutor é peça fundamental na direção. Evite dirigir com qualquer alteração no seu estado físico ou mental. Indisposição, dor de cabeça, cansaço, fortes emoções, efeito de medicamentos, música com volume muito alto são circunstâncias que interferem no ato de dirigir. Evite dirigir nestes estados.

 

Clima adverso

 

Com a alta previsibilidade que se tem em termos de clima, não há por que correr riscos desnecessários na estrada. Evite dirigir durante chuvas fortes, tempestades, granizo, neblina ou fumaça. Se for surpreendido, mantenha a calma e redobre a atenção. Em caso de neblina, lembre-se de manter os faróis baixos.

 

Esteja atento ao trânsito

 

Por vezes é impossível fugir de congestionamentos e lentidão. Mantenha a calma!

 

O papel dos passageiros

 

Os passageiros também são responsáveis pela direção segura. Excesso de conversas, som muito alto, discussões acaloradas ou qualquer outro comportamento que possa interferir na condução do veículo são fatores de risco.

  

Vá tranquilo!

 

Lembre-se que dirigir, especialmente em época de férias, deve ser também um prazer, realizado com todas as condições de segurança.

 

Com essas dicas básicas, certamente sua viagem será ainda melhor!

 

Ótimo passeio e boas férias!