Os veículos 4x4 são uma verdadeira tentação para os apaixonados por aventuras. A possibilidade de trafegar em qualquer tipo de solo fora de estrada, no entanto, pode trazer uma verdadeira dor de cabeça se a suspensão do 4x4 não estiver em perfeitas condições. Afinal, é ela quem possibilita que o veículo performe com segurança e conforto nos mais variados terrenos.

 

Para entender um pouco mais sobre o tema da suspensão nos 4x4, fomos à procura do Stark, o jipe 100% brasileiro, que vem montado de fábrica com articulações axiais, terminais de direção e pivôs de suspensão Viemar. O Stark se diferencia por ser o único com suspensão completamente independente, o que confere uma série de aspectos a serem levados em conta na hora da manutenção.

 

 

Para começar, vamos entender qual o papel da suspensão em um off-road. Afinal, é a altura elevada da suspensão que permite que o 4x4 supere os obstáculos que os terrenos apresentam, sendo a flexibilidade item fundamental para poder lidar com as particularidades de cada solo sem comprometer a estabilidade. Se estamos dirigindo fora de estrada, em areia, terra, pedra ou mesmo neve, é preciso considerar a irregularidade desses terrenos.

 

Nesse quesito, contar com componentes fabricados com material de alta qualidade é fundamental. A superioridade de molas, amortecedores, barras estabilizadoras e buchas é diretamente responsável pelo desempenho do veículo, geralmente utilizado em condições extremas.

 

A suspensão independente, ao contrário da rígida (eixo rígido), traz uma série de vantagens. Como cada roda se move independentemente, provocando a redução da transferência de impacto de uma roda para outra, as vibrações transmitidas ao chassi são minimizadas. E isso vale tanto ao trafegar em estradas irregulares como em pavimentadas. Aliás, esse é um dos grandes trunfos do Stark e de outros jipes com suspensão independente: a alta trafegabilidade em áreas urbanas, com um passeio mais suave em qualquer tipo de terreno.

 

Também nos terrenos acidentados, a suspensão independente ganha vantagens. Todo jipeiro sabe: terreno bom é aquele cheio de desníveis. Ao se ajustar de modo independente, todas as rodas mantêm o contato com o solo, fazendo com que haja uma tração mais consistente e com melhor aderência.

 

 

Essa capacidade de cada roda se movimentar sem depender da outra também permite uma resposta mais precisa nas curvas, reduzindo o rolamento da carroceria e melhorando a estabilidade do veículo. Dessa forma, o piloto tem uma maior sensação de controle do veículo.

 

Se o piloto ganha vantagens, também os ocupantes. A redução da transferência de movimento entre as rodas resulta em menos movimento lateral na carroceria, proporcionando um passeio mais estável e confortável para os passageiros.

 

Revisão programada

 

Um alerta que é preciso ter com relação à suspensão independente é quanto às revisões programadas, aquelas que se faz antes de o jipe apresentar problema. A suspensão independente em geral tende a ser mais leve e ocupar menos espaço do que os sistemas de eixo rígido. Essa leveza, no entanto, pode trazer um pouco menos de robustez na hora de enfrentar os terrenos mais difíceis.

 

Ainda que a articulação favoreça o bom desempenho e a capacidade de absorver impactos, é fundamental estar sempre checando os componentes de suspensão, como pivôs de suspensão, molas, amortecedores e também de direção, como articulações axiais, terminais de direção e barras. Sem contar o alinhamento das rodas e a lubrificação adequada. Essa manutenção certamente garante longevidade e performance.

 

Para manter a segurança e a precisão na direção, também vale sempre checar a caixa de direção, verificando se há vazamentos de fluido que possam impedir a integridade das juntas da coluna de direção. Outro detalhe que deve ser cuidado para não comprometer a suspensão é o respeito à capacidade de carga. Excedê-la ou não distribuir o peso adequadamente podem comprometer o desempenho.

 

Dirigibilidade

 

A questão da dirigibilidade de um 4x4 é primordial. Saber conduzir o veículo é muito mais do que cuidar de todos os detalhes, é preciso ter técnicas apropriadas de direção off-road, ainda mais em terrenos difíceis. Velocidade moderada, escolha do modo de tração adequada e conscientização ao realizar manobras bruscas, que possam sobrecarregar o sistema de direção são condições para uma boa pilotagem. Claro está que a prática faz a monge. Então, quanto mais você dirigir, mais habilidade vai adquirir.

 

Aqui, focamos no jipe, mas os mesmos cuidados valem para outros tipos de off-road.

 

Se você gostou desse conteúdo, fique ligado que estamos sempre divulgando novidades por aqui!