Mês da conscientização pela manutenção preventiva de automóveis, junho é o período ideal para os transportadores escolares, programarem a revisão de seus veículos. Com as folgas das idas e vindas entre casa e escola, transportando os estudantes, o momento é perfeito para fazer a checagem geral nos itens de segurança e componentes dos sistemas de direção, suspensão e freios. A prática, além de garantir a segurança, promove um maior índice de disponibilidade do veículo, sem interrupções de faturamento e sem cliente insatisfeito.

 

Nosso coordenador técnico nacional, José Marciano dá dicas para os responsáveis pelo transporte de crianças e jovens. “É fundamental fazer a manutenção preventiva, sem ficar esperando pelo desgaste ou mesmo quebra das peças, que comprometem a segurança dos passageiros, dos motoristas e a vida útil dos veículos, e o período de férias escolares é o mais adequado para isso”.

 

Ao explicar a importância da revisão programada, Marciano alerta que as peças desgastam pelo tempo de uso e pelas condições de dirigibilidade do veículo, e não apenas por quilometragem. “Às vezes é comum aguardar o veículo completar a quilometragem indicada pelo fabricante para fazer a revisão, mas o tempo, inclusive parado, também afeta os componentes.”

 

Por isso, escolher a data das férias de julho para programar a revisão é um ótimo negócio. Quando se planeja, se ganha em todos os sentidos – no financeiro, na satisfação do usuário e na tranquilidade de gerir o negócio com visão de futuro. A manutenção preventiva geralmente é mais barata que a corretiva, que precisa ser feita às pressas quando acontece um imprevisto. Além da parada obrigatória do veículo, provocando a interrupção do serviço, a manutenção corretiva pode custar mais caro, atrapalhando o fluxo de caixa e causando prejuízo.

 

Para manter o veículo em dia, Marciano ainda observa que a capacidade de carga veicular, tanto nas vans quanto nas picapes, por exemplo, nunca deve ser excedida. Quando há uma sobrecarga, compromete-se a vida útil de autopeças como pivôs, articulações axiais, terminais de direção, pastilhas e discos de freios entre outros, aumentando o risco de quebra de componentes e comprometendo a segurança dos passageiros. Pensando ainda mais na segurança de quem viaja, Marciano destaca outras questões simples, como estabelecer um plano contínuo de manutenção, para checar as travas das portas e janelas e os cintos de segurança. Como dica final, é importante lembrar dos pneus e do alinhamento, sinônimo de economia e comodidade. As vans estão sempre rodando e o cuidado deve ser geral.

 

Olhar do mecânico

 

Na hora da revisão veicular, o mecânico atento, especialista em seu negócio, deve fazer a substituição de componentes de freio, suspensão e direção sempre em pares, ainda que na análise apenas uma das peças necessite a troca. Por mais que aparentemente não aja um desgaste igual, é importante salientar que as peças sofrem o mesmo estresse e o mesmo desgaste, pois sempre rodam juntas, demandando a reposição dos dois lados, esquerdo ou direito, dianteiro ou traseiro.

 

Para o cliente, é preciso se certificar que o seu mecânico seja de confiança e utilize produtos de fabricantes reconhecidos pela garantia, segurança e pós-vendas. Esse equilíbrio de fatores vai garantir uma melhor performance, sem falar na questão da segurança.

 

Com atuação no mercado nacional e de exportação, a Viemar Automotive é especialista no mercado de peças de suspensão, direção e freios, desenvolvendo e fabricando no Brasil produtos com garantia diferenciada de dois anos ou 70 mil quilômetros.