Já imaginou a emoção de pilotar um carro de corrida de verdade, que já esteve em grandes provas esportivas como Campeonato Gaúcho de Endurance, 1.000 km de Interlagos e 12 horas de Tarumã, em um autódromo que recebe as principais competições motorsport do País?

 

Para os apaixonados por aventura, a resposta é: “Sim, é possível”. Com algumas voltas no maior parque automobilístico da América Latina, o Velopark, você pode sentir na pele toda a adrenalina e velocidade que os pilotos sentem enquanto exploram os diferentes circuitos e desafios.

 

Todo esse experimento é proporcionado pela Clínica de Pilotagem realizada pela equipe MC Tubarão Competições, parceira da Viemar Automotive que utiliza peças de suspensão, direção e freios nos veículos de competição. O objetivo do projeto é oferecer uma clínica de experiência para quem gosta de carro e deseja sentir o que é um veículo de corrida nas pistas. 

 

Quem participou do programa por um dia a convite da MC Tubarão foi a CEO da Viemar Automotive, Juliana Toniolo, em uma “Clínica de Pilotagem para Mulheres”. 

 

Foto: Agência Akyma

 

Adrenalina, foco e segurança total 

 

Antes de dar a largada no carro da Clínica de Pilotagem, um Volvo C30 preparado pela MC Tubarão, Juliana e as demais participantes colocaram os equipamentos de uso obrigatório como capacete, macacão e balaclava, e receberam toda a instrução para que a atividade ocorresse em segurança. 

 

O segundo passo foi acompanhar o piloto Tiel Andrade em voltas rápidas no autódromo do Velopark para fazer o reconhecimento de pista: de retas, de curvas, de posicionamento e manuseio do carro, que opera com o câmbio automático "paddle shift" (borboleta) - a tecnologia permite que o condutor troque as marchas no próprio volante.

 

Depois do briefing, chega a hora de tomar o controle da direção e acelerar. Durante todo o percurso, nossa CEO foi sendo orientada por Tiel sobre como se comportar na pista. "A segurança é total. É um carro super seguro, tem capacete e toda a indumentária homologada. Tem rádio para falar com o instrutor, então sempre vai ter alguém do lado do (a) piloto, mostrando o que ele (a) tem que fazer", cita Tiel.

 

Foto: Agência Akyma

Feedback da experiência

 

Para Juliana, o experimento de assumir o controle de um carro de corrida e se aventurar nas pistas foi sensacional. “Eu tinha experiência com kart, mas é uma realidade completamente diferente. A gente se sente mais confiante dentro do veículo fechado. E obviamente, com os ensinamentos do professor, a gente vai aprendendo. É uma sensação incrível de liberdade, superação e adrenalina lá em cima. Saímos do carro querendo ficar mais lá e dar várias voltas”, completa.

 

Segundo Tiel, qualquer pessoa pode participar da Clínica, desde pilotos amadores a profissionais. “O carro é dócil, fácil de conduzir, e se escutar o que estamos passando, não tem como errar. O Velopark é uma pista bem boa pra isso, tem bastante área de escape e é muito seguro para esse tipo de evento. Depois da corrida, a gente consegue ver a evolução do participante, através dos gráficos, da câmera onboarding e dos tempos de volta”.

 

Foto: Agência Akyma

 

Ao final da Clínica, a CEO agradeceu à equipe MC Tubarão pela oportunidade. “Muito obrigada pelo trabalho de vocês! Tivemos uma super experiência de poder sentir um pouquinho do que é essa alta velocidade, com muita segurança e, principalmente, muita adrenalina e diversão. Valeu muito a pena”, finaliza.

 

Ficou interessado em participar? Entre em contato com a equipe MC Tubarão no Instagram para informações sobre valores e outras dúvidas sobre a Clínica de Pilotagem: https://www.instagram.com/mctubarao/.