A paixão pelo esporte a motor e apoio ao automobilismo brasileiro está sempre na ordem do dia aqui na Viemar. Nesta temporada de 2023, estivemos na pista torcendo ao lado da Odapel Racing na Copa Truck, junto com a equipe MC Tubarão na SuperTurismo RS e na Stock Car equipando 100% do grid como fornecedores técnicos oficiais das Articulações Axiais. Entre velozes e pesados, este ano foi marcado pelo início de uma parceria de sucesso com a piloto Kaká Magno, que estampa a nossa marca no carro #25 durante as últimas três etapas do campeonato de acesso à Stock Pro Series. Aos 35 anos, a paranaense é o que se pode chamar de “cria” do automobilismo. Desde pequena acompanhando o avô, que era preparador de kart, a menina Kattlyn, de quatro, cinco anos, parava na frente da televisão para assistir ao piloto Ayrton Senna disputar a Fórmula 1. “Aquela música, a emoção de ver o Senna correr fazia parte da minha vida, me emociono muito quando falo nele.”

 

A vibração e a paixão pelas pistas iniciada na infância se transformaram em negócio há 15 anos, quando Kaká virou pilota profissional. Para ela, era um sonho quase impossível. Ao afirmar que não tinha condições financeiras para bancar o esporte, Kaká se viu desde cedo focada em fazer a gestão da carreira. “Eu competia de kart profissional à base de rifas, correndo atrás de patrocinadores.”

 

A grande virada veio em 2014, quando a convite do piloto e empresário Emerson Fittipaldi ela foi representar o Brasil na Alemanha. O campeonato era o Scirocco R-Cup, programa da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) com a Volkswagen. A partir desse marco e da volta para o Brasil, as coisas começaram a deslanchar. Com experiência em diferentes campeonatos, como a antiga F-4 Sul-Americana, Fórmula Inter, Wolf Racing Cars, Kaká foi a única mulher brasileira a representar o país no FIA Motorsport Games, em Pau Ricard, na França, em 2022. Daí veio o convite para integrar a Stock Car.

 

“Eu estou muito feliz com a minha carreira, com o momento em que estou vivendo na Stock Series. Para mim é uma vitória muito grande estar participando da Series, categoria de acesso para a Stock Pro, competindo bem, com a RTR Sport Team, que é uma grande equipe, e tendo ao meu lado grandes patrocinadores.” Ao responder em primeira pessoa pela própria carreira, Kaká não se cansa de assumir todas as posições. Negocia com patrocinadores, define as ações de marketing, cuida do financeiro, organiza a agenda de treinos e de viagens, entre todas as demais demandas que o esporte exige – “sou eu quem faço tudo”.

 

 Essa garra e a visão de mundo de querer ajudar os outros, Kaká diz trazer da falecida avó, com quem teve estreita ligação, e do herói Ayrton Senna. “Ele nos deixou muita coisa, o querer saber quem somos, como podemos fazer para melhorar o mundo, e eu procuro ter isso no meu dia”, afirma. Entre as ações que Kaká faz em benefício de outros está a ajuda a crianças e distribuição de marmitas com um grupo de amigas em Curitiba, cidade natal e onde mora.

 

Uma das poucas mulheres no automobilismo, é natural que ela seja reconhecida por trazer à tona as questões de gênero e o papel da mulher na sociedade. Hoje, avalia, o esporte, como tantas outras áreas, ainda é muito preconceituoso. Uma das vozes do movimento #ÉTEMPODEMULHER, liderado pela New Holland, fabricante de tratores e também patrocinadora da atleta, Kaká afirma que tem visto mulheres ocupando o lugar de protagonista em muitos setores. “Eu estive há pouco em um congresso do agronegócio voltado para mulheres e vejo o quanto somos presentes no agro, um setor tido como masculino. Lá elas trabalham muito, dirigem tratores, colhem, são líderes. Por vezes não é preciso falar, é fazer.”

 

Às vésperas de finalizar a primeira temporada na Stock Series, Kaká acredita que o ano de estreia foi bom, de adaptação ao carro, um V8 340 cavalos. Para 2024, ela espera um ótimo desempenho. “Eu estou muito confiante, trabalhando, feliz com as oportunidades e buscando meu equilíbrio, com preparo físico e espiritual; quero dar um bom resultado para meus patrocinadores”, projeta.

 

Além de ser nossa patrocinada e da New Holland, Kaká conta com outras marcas investindo na carreira. “Meus patrocinadores são muito ligados um no outro. Tenho a Viemar e também a GP Pneus, que são parceiras, e outros que vão se conectando; com isso, conseguimos fazer ações incríveis, tem sido muito bacana.”