Uma das peças mais substituídas nos veículos, a articulação axial requer alguns cuidados na hora da troca. Em especial quando estivermos falando de veículos nacionais mais modernos e importados. Neste passo a passo, separamos as principais informações para que você saiba como fazer a troca sem incomodações.

 

1) Centralize o volante e remova a chave da ignição do veículo. Esse cuidado evita o disparo acidental do sistema de air bag. Isso porque alguns veículos possuem sensores de colisão nas longarinas da carroceria, próximos ao suporte da direção, e impactos nestas regiões podem movimentar os sensores, disparando os sistemas de alimentação das bolsas dos air bags.

 

2) Sempre que você for fazer a manutenção no sistema de direção, é recomendável remover a caixa de direção. Assim você realiza a imobilização total da cremalheira na hora do aperto da articulação axial. Realizar um aperto sem apoiar a cremalheira pode causar sérios desgastes no pinhão e na cremalheira, gerando folga prematura no mecanismo da caixa de direção. Então, antes de mexer na axial, remova a caixa de direção. 

 

3) Utilize a ferramenta adequada para desmontagem/montagem (extrator de articulação axial) e aplique o torque especificado no produto (geralmente entre 70 e 85 Nm - ver a especificação do fabricante).  Use o torquímetro para medir o torque.

 

4) Utilize trava química na rosca do copo para garantir seu reparo. Apenas 1 gota basta!

 

5) Na remoção do guarda-pó, revise os encaixes internos. Se o componente apresentar qualquer desgaste ou rompimento, é certo que ele não vai garantir a perfeita vedação. Substitua por um novo.

 

6) Outra dica importantíssima: algumas montadoras utilizam na boca de encaixe da caixa de direção, um anel O-ring (anel circular, em formato da letra “O”), que ajuda a garantir a perfeita vedação. Sugerimos avaliar a necessidade de substituição, pois nestes casos o que realmente garante a blindagem é esse O-ring.

 

7) Examine as abraçadeiras: elas são fundamentais no trabalho da blindagem. Tanto no lado da caixa quanto no lado da haste, as abraçadeiras possuem funções distintas. Elas vedam e garantem que o guarda-pó não saia de sua posição de trabalho. 

 

8) Utilize ferramentas que não danifiquem o material termoplástico. Um furo, por menor que seja, representa uma porta de entrada para água, poeira, lama e outras formas de contaminação do sistema interno de componentes da caixa de direção, quando expostos às condições reais de trabalho.

 

9) Lembre-se que na troca da axial você mexeu no sistema de direção. Ao final do reparo, realize o alinhamento e a geometria do veículo.

 

Fique atento!


Como as articulações axiais não tem um prazo especificado pela montadora para troca, o ideal é fazer uma análise periódica a cada 5.000 km, verificando condições de folgas e vedações das coifas.

 

Também é recomendável sempre substituir o par de axiais, pois ambas as peças trabalharam sob as mesmas condições de esforços, impactos, variações de temperatura, entre outras condições.

 

O guarda-pó das axiais é um dos elementos principais para garantir um bom desempenho e uma boa longevidade das peças novas. Analise as condições das coifas e, se necessário substituir, opte pelos kits de axiais e coifa Viemar.