Assim como as articulações axiais, os terminais de direção também exercem um papel fundamental no sistema de direção dos veículos. São eles que transmitem os comandos do volante, ou seja, o sentido desejado pelo condutor, para as rodas, possibilitando a mudança de direção do veículo de forma controlada e precisa.

 

Estar com os terminais de direção em dia garante a estabilidade durante a condução, auxiliando no alinhamento do veículo, diminuindo a vibração e os impactos que são naturalmente transmitidos ao volante. Por isso, se diz que qualquer problema nos terminais pode comprometer a segurança tanto do motorista como dos passageiros.

 

Neste post, vamos abordar alguns aspectos bem relevantes para que você coloque a manutenção e substituição dos terminais de direção na agenda do veículo.

 

Quando saber a hora da troca

 

Como os demais componentes veiculares, também os terminais de direção apresentam sinais quando está na hora de providenciar a substituição. O primeiro deles é a folga na direção, perceptível pelo condutor pela sensação de imprecisão ou movimento excessivo, em desacordo com o movimento do volante.

 

Vibrações ao esterçar as rodas também são indicativos de que os terminais precisam de atenção. Lembre-se que eles sofrem esforços do movimento axial e angular, através do pino-rótula; então, se houver vibrações ou tremores anormais no esterçamento das rodas, principalmente em velocidades mais altas, o terminal pode ser o problema. Outros sintomas podem ser ruídos incomuns, como estalos e rangidos, que denotam desgaste dos componentes.

 

Todos esses fenômenos, perceptíveis na direção, é claro que devem ser considerados. Mas as inspeções visuais regulares durante o serviço também revelam sinais de desgaste dos terminais. Fique de olho em rachaduras no guarda-pó ou mesmo vazamento de graxa. Isso significa que o terminal está desprotegido e, por consequência, pode estar comprometido.

 

Cuidados na hora da troca

 

Cada fabricante demanda cuidados específicos na hora da troca. Afinal, os terminais de direção são suscetíveis a diferentes projetos, que impactam na hora da substituição. Por vezes, alguns possuem um design em curva, com lado específico de aplicação. As curvas impedem que a borda da roda encoste no corpo do cachimbo, aliviando o movimento de esterço da direção. Quando montado invertido, a roda pode até travar seu movimento. Por isso, lembre-se sempre de aplicar o terminal correto, de acordo com as características do veículo, para evitar erros. A compatibilidade das peças é fundamental.

 

Na hora de retirar e instalar, além do ferramental adequado, uma dica da nossa equipe de campo é que o aplicador conte o número de voltas para a retirada do terminal, fazendo a aplicação do novo com a mesma quantidade de voltas. Isso fará com que a peça se ajuste adequadamente, sem folgas. Claro está que não elimina a necessidade de fazer a geometria e o alinhamento das rodas após a instalação.

 

Atente, ainda, para realizar o teste de condução e identificar se todos os problemas levantados pelo cliente ou mesmo verificados na hora do diagnóstico foram devidamente sanados. O sistema de direção, como o próprio nome diz, é um sistema. Então, já verifique sempre as articulações axiais e demais componentes, incluindo os sistemas de suspensão e freios.

 

Outro ponto importante é que, assim como as axiais, também os terminais são trocados em pares. Por aqui estamos sempre falando: ainda que a peça não desgaste por igual, ela está rodando a mesma quilometragem do que a outra, sujeita aos mesmos impactos. Então, por segurança, troque em pares.

 

Características dos terminais de direção

 

Os nossos terminais de direção são fabricados com o sistema de forjamento à quente, exceto para os pinos, que são forjados a frio. Isso possibilita que o componente ofereça uma maior resistência. Também as buchas são projetadas na nossa fábrica, na divisão de polímeros.

 

Outro detalhe importante é a graxa que mantém a lubrificação interna. Ela foi desenvolvida pela nossa engenharia de materiais e realiza um casamento perfeito com os materiais metálicos, elastômeros e poliméricos, resultando numa performance de alto deslizamento dos pinos esféricos (sistema de baixa fricção - LSF). Com a fabricação própria, desenvolvida a partir de uma liga especial de elastômeros, conseguimos desenvolver melhorias e soluções que garantem um alto desempenho, com produtos que suportam tanto as altas temperaturas como as variações climáticas.

 

Agora que você sabe mais sobre terminais de direção, confira também nossas matérias sobre articulações axiais, caixas de direção e sobre os nossos kits de axial com coifa.

 

Se houver dúvidas com relação à aplicação, acione o nosso SAC pelo 0800 608 0188 ou pelo e-mail sac@viemar.com.br.