Compatibilidade

 

A compatibilidade das peças automotivas para o mercado de reposição ainda pode causar muita dor de cabeça se não for levada a sério. Já pensou receber uma peça errada e aplica-la de modo equivocado no veículo do seu cliente? Por isso é muito importante todo o trabalho que a indústria automotiva faz de compatibilização das peças com os veículos.

 

Você pode não perceber, mas por trás de toda a facilidade que você encontra ao navegar pelas plataformas como portais, e-commerce e catálogos do setor de reposição, existe um extenso trabalho de cadastramento, que começa pelo veículo.

 

Feito esse cadastramento, que inclui as informações como marca, modelo, características, particularidades, é feito o cruzamento com as peças, que também precisam estar devidamente cadastradas.

 

Essa precisão é que faz com que se tenha segurança tanto para o vendedor como para o comprador.

 

Catálogo eletrônico Viemar

 

Navegue melhor no catálogo Viemar. Plataforma preza pela exatidão da informação na hora de procurar a peça correta com um critério rigoroso de cadastramento.

 

Uma boa informação é aquela acessível e funcional. Assim é o Catálogo Viemar, uma ferramenta que reúne todas as informações necessárias para que você saiba qual a peça certa para aplicar no veículo.

 

Referência na catalogação de peças no aftermarket, o Catálogo Viemar é uma ferramenta diária para distribuidores, varejistas e aplicadores pela facilidade e velocidade de navegação e pela entrega da informação precisa.

 

Para chegar a esse nível, é claro que foram feitos muitos investimentos em tecnologia e inteligência de mercado.

 

Para você ter uma ideia, hoje são milhares de visitantes por mês no nosso catálogo eletrônico, gerando mais de 2,7 milhões de visualizações nos três idiomas disponíveis: português, espanhol e inglês.

 

Hoje, ninguém mais duvida da qualidade que o mercado de reposição sério e responsável entrega para o consumidor. Aqui na Viemar, fazemos um verdadeiro trabalho de engenharia reversa, pegando a peça original e entregando-a ainda melhor, em um trabalho contínuo em busca de performance e qualidade. Conseguimos, a partir da original, identificar os eventuais pontos fracos e desenvolver uma autopeça ainda mais segura.

 

Como a gente sabe que os carros estão cada vez mais complexos e que a quantidade de peças automotivas é gigante – a Viemar oferece o maior portfólio do mercado, com mais de 1,6 mil SKUs diferentes -, nosso catálogo é recheado de boas informações que vão facilitar o seu trabalho.

 

Passear pelo nosso catálogo é muito fácil mesmo. Mas sempre é bom entender um pouco mais – assim você tem mais segurança na hora de escolher a peça.

Para isso, apresentamos o nosso Tutorial de Navegação. Aproveite para conhecer e usar todos nossos recursos:

 

Card-para-divulga-o-copiar-Prancheta-1

 

Comece pelo veículo

 

Tudo, é claro, começa pelo veículo. É ele quem manda. A partir dessa escolha, o catálogo abre todas as opções disponíveis para aplicação. Você pode pesquisar por veículo (modelo, montadora) usando um dado para ter mais resultados ou pela referência (original, Viemar ou cruzada), para ir direto aos veículos com aquela aplicação.

 

Para quem está chegando agora, é importante saber porque trabalhamos com três tipos de referência.

 

Referência original é a da montadora, do fabricante do veículo, também chamada de OEM (Original Equipment Manufacturer); referência cruzada é aquela que outros fornecedores do mercado de reposição utilizam; e referência Viemar é a que nós, fabricantes no aftermarket, utilizamos para classificar os nossos produtos. Você pode procurar por qualquer uma dessas.

 

Linha de Produto

 

A Coluna Linha de Produto apresenta as peças de suspensão, direção e freios disponibilizadas pela Viemar ao mercado. Ela é intimamente ligada à coluna da Referência. Aliás, você já reparou que toda Linha de Produto começa com os mesmos números inicias? Esse é um facilitador para que você vá identificando as peças Viemar.

 

 

Confira a posição

 

A coluna posição indica se a peça que você procura é superior, inferior, se deve ser aplicada no lado direito ou esquerdo do veículo. Parece bobagem, mas muito aplicador se confunde na hora e aplica errado. Por isso é sempre bom ficar de olho na caixinha Viemar. Tem peças que podem ser aplicadas em ambos lados sem distinção – daí uma referência basta – ou peças que são diferentes, exigindo uma referência para cada lado.

 

A mudança do lado de aplicação também apresenta variações de acordo com o sistema de direção.  Cada fabricante tem o seu projeto, com suas características, e a Viemar preza por essa informação, para você acertar na hora de escolher a autopeça. Por isso é importante sempre consultar o catálogo on-line.

 

Detalhes

 

A coluna Detalhes facilita a vida. Se houver algo que você precisa saber para ter a certeza de que está comprando certo, é no campo Detalhes que informamos. São particularidades do veículo, sobre o sistema de direção, estrias, tipo de bandeja etc.

 

Referência Cruzada

 

Nesta coluna apresentamos a referência OEM ou a cruzada, para que você tenha ainda mais certeza sobre a peça que está comprando e verifique a compatibilidade.

 

Referência

 

A coluna Referência apresenta o código da peça, de acordo com o cadastro Viemar. Este é um campo pesquisável no catálogo, então se você já possuir a referência, a busca por ela encurta o caminho até as informações completas do produto.

 

Imagem

 

A coluna Imagem poderia dispensar apresentações. Mas ela é tão completa que vale destacar. Na foto, real do produto, estão destacados todos itens que vão na caixinha, até as cintas plásticas temporárias da articulação axial, por exemplo. Vale lembrar que a função delas é temporária, apenas para ajudar o aplicador durante o serviço. Já na imagem ilustrativa, você confere informações extras, como medida das peças (diâmetro, rosca, comprimento), entre outras necessárias.

 

Informações

 

Nas Informações, o mecânico encontra praticamente tudo o que precisa saber para aplicar a peça de maneira correta. Nossos especialistas, que testaram as peças antes de ir para o mercado, fazem considerações super úteis. São basicamente 3 tipos:

 

Instrução de Aplicação: um passo a passo de como aplicar a peça no veículo. É o perfeito tira-dúvidas. A gente sabe que até mesmo o mecânico experiente por vezes se depara com algum questionamento. Na Instrução de Aplicação tem tudo bem explicado, com imagens.

 

Solução Viemar:  a partir dos problemas relatados em campo, a Viemar desenvolve produtos novos que atendam melhor ao reparador e ao cliente final. Então, se houver alguma Solução, pode ter certeza que ela foi pensada para você. Consulte!

 

Alerta: aquele chamado para que você fique atento, também disponibilizado na caixinha Viemar. Tem alerta na peça, clica que certamente vai ser útil.

 

Onde Comprar

 

A coluna Onde Comprar elenca os distribuidores que receberam a peça, sendo os mais recentes no topo. Ela é diretamente vinculada à emissão da Nota Fiscal, então entrega informação sempre quentinha para você.