Desde 2020, a Viemar é apoiadora do Rota do Asfalto, projeto que tem como objetivo preparar veículos e seus proprietários para a realização de viagens de curta e longa distância com conforto e segurança, a partir de três atividades: treinamentos sobre sistemas mecânicos, preparação dos veículos e planejamento de viagens rodoviárias.

Viajar sempre foi um hábito familiar dos idealizadores do projeto, que iniciaram com um simples destino ao interior e litoral do estado de São Paulo e acabaram culminando na travessia da América do Sul, de leste a oeste.

Na mais recente expedição, Wagner Coronado e sua esposa Lourdes partiram de São Paulo com o objetivo de cruzar os estados da região Sul a bordo de um Ford Belina ano 1988, que há 28.598 km trafega equipado com os seguintes componentes da Viemar: caixa de direção, articulação axial, terminal de direção, e pivôs superiores e inferiores.

Acompanhe a partir de agora o diário de viagem:

Iniciamos um novo "Giro pelo Sul do Brasil".
Nosso primeiro plano era utilizar nosso bom e velho Del Rey nessa trip e até iniciamos nele uma "pequena" revisão, como alguns sabem. Mas os compromissos profissionais foram passando na frente de nosso velho guerreiro, como os serviços em dois lindos Del Rey Ghia, apresentados aqui, e ele continua esperando na "CTI" de nossa oficina.

Enquanto isso, nossa Belina Rota do Asfalto estava prontinha, testada e aprovada em quatro etapas do Rally de Regularidade, além de ter cumprido o expediente do Del Rey nos últimos meses. Portanto, por que não ir com ela?

Mudamos um pouco também os participantes. Desta vez serão eu (Wagner) e a Lou, enquanto o Rapha fica na labuta lá na oficina.

Acompanhe a partir de agora o diário de viagem escrito pelo Wagner:

Iniciamos um novo "Giro pelo Sul do Brasil".

PRIMEIRA PARTE - GIRO PELO SUL

Já eram mais de nove da manhã quando ingressamos na BR 116, bem diferente das madrugadas de outras vezes. Como se não bastasse, um acidente na Serra do Cafezal nos fez perder mais de uma hora, e o resultado foi que a parada para o café de costume acabou virando parada para almoço. Sem estresse! Tudo isso faz parte e deixa claro que planejar a viagem não significa engessá-la, e até que não comprometeu tanto assim nossa previsão de chegada a São Mateus do Sul/PR.

Qual era a previsão?

Não chegar muito tarde. E às 18h já estaríamos concluindo os 543 km do percurso, tempo suficiente para sairmos a pé para tomar um lanche, acompanhado de um chopp gelado.

Na manhã seguinte, apanhamos a Belina e fomos até o município da Lapa, conhecido por ser um importante ponto de descanso dos tropeiros de muitas décadas atrás.

Provida de diversos museus e, principalmente, de seus guias que amam as histórias que contam, a cidade nos surpreendeu e fez valer cada minuto que passamos nas ruas.

Quilometragem desta etapa: 709 km.

SEGUNDA PARTE - GIRO PELO SUL

Rotina durante a viagem pode parecer coisa de gente estranha, justamente por isso temos a nossa, que se inicia com uma caminhada pela cidade após o café da manhã e a checagem de todos os fluidos da Belina, que por sinal, estão todos dentro dos níveis adequados após esses primeiros quilômetros.

Bagagem no lugar e partimos a caminho do Rio Grande do Sul via rodovia Transbrasiliana, que já não tinha boa reputação das vezes anteriores que passamos por ela, mas desta vez evoluiu. Passou de péssima para muito ruim, ou seja, taparam alguns dos inúmeros buracos, mas vários deles já eram antigos conhecidos nossos. O fluxo de caminhões, então, nem se fala.

Tudo isso transformou o percurso do dia, de 562 km até a cidade gaúcha de Cruz Alta, em uma maratona de dez longas horas, suficientes para minar nossas energias, repostas com um bom prato de filé aperitivo e batatas fritas no restaurante da pracinha da simpática cidade gaúcha que já frequentamos há muitos anos. Terra do escritor Érico Veríssimo e ponto de partida dos tropeiros, que tinham como destino final a cidade de Sorocaba em São Paulo.

Uma vez na cidade de entrada da região das missões, é claro que não deixamos de ir mais uma vez a São Miguel das Missões, onde está o sítio arqueológico mais bem preservado e que nunca nos cansamos de fotografar.

Quilometragem desta etapa: 808 km.

Quilometragem acumulada: 1.517 km.

TERCEIRA PARTE - GIRO PELO SUL

Ir para o Rio Grande e não ir às serras, não é ir ao Rio Grande, mas desta vez as tradicionais Gramado e Canela não estavam em nossos planos, mas ir a Bento Gonçalves e voltar com algumas garrafas de vinho no grande espaço disponível da Belina, pareceu uma boa ideia e lá fomos nós por estradas que nunca percorremos por esse estado, apesar do destino já ser um conhecido nosso há muitos anos.

A pouco mais de 5 km de onde ficamos hospedados, no centro de Bento Gonçalves, fica o Vale dos Vinhedos, uma bucólica rodovia repleta de vinícolas de todos os portes, desde as pequenas, mantidas em sua maioria por famílias, não menos interessantes do que as maiores que são grandes atrações para os enoturistas.

Providencial estoque de garrafinhas, bem acomodado no grande porta-malas da Belina e retornamos ao centro da cidade para turistar.

Quilometragem desta etapa: 354 km.

Quilometragem acumulada: 1.871 km.

QUARTA PARTE - GIRO PELO SUL

Nos despedindo do Rio Grande do Sul, partimos de Bento Gonçalves pela manhã a caminho de Santa Catarina, com apenas uma parada para o almoço em uma churrascaria como despedida.

Viajamos até o final da tarde até Formosa do Sul, percorrendo um pouco mais de 400 km em sete horas de viagem. A explicação para o baixo rendimento, mais uma vez, foram as condições precárias das estradas. Já o fluxo, até que estava não tão grande.

Formosa do Sul é uma das boas surpresas da viagem. Passou de um simples lugar para passar a noite, para uma das cidades mais bonitas e bem conservadas de nosso roteiro.

No dia seguinte, após nossa caminhada matinal, completamos o tanque da Belina ali mesmo e partimos para um dos grandes destinos da viagem: Foz do Iguaçu, que ainda era inédita para nós.

Enfrentamos uma grande chuva no caminho, com muitos carros parando perigosamente no acostamento da estrada, mas conseguimos chegar seguros até o hotel - que encontramos sem fazer a reserva previamente, até que com certa facilidade.

A Belina chegou muito bem até aqui, com ótimos desempenho e consumo, mas os buracos enfrentados nas estradas cobraram seus preços. O puxador da porta do passageiro e um friso da porta do motorista se soltaram, pouca coisa para os chacoalhões que ela recebeu.

Acordamos bem cedo na manhã seguinte, para visitar o Parque Nacional Iguaçu, com um pouco de medo de não encontrarmos um bom lugar para estacionar a Belina, mas tivemos sorte e conseguimos com facilidade. Quanto à visita, foi simplesmente indescritível o que vimos e a fotos estão aí para mostrar uma parte dela.

De quebra, também visitamos o “Movie Cars", com dioramas 1:1 de filmes e seriados famosos, colocando os automóveis como protagonistas, além do Parque das Aves. Dois passeios mais do que recomendados.

Quilometragem desta etapa: 89 km.

Quilometragem acumulada: 2.752 km.

QUINTA PARTE - GIRO PELO SUL

Tínhamos uma grande expectativa desta etapa, que envolveria nossa ida ao Parque Nacional Vila Velha, no município de Ponta Grossa/PR.

Esse desejo vinha de muitos anos, da época de uma matéria da revista 4 Rodas do final dos anos 1970, e sua coleção de encartes de lugares turísticos do Brasil.

A distância a partir de Foz do Iguaçu (543 km) foi percorrida sem maiores dificuldades em estradas de pavimentação razoável e para facilitar a hospedagem, escolhemos um hotel de uma rede conhecida.

Tomamos o café da manhã bem cedo e partimos a caminho do parque, a 26 km dali. Já no local, embarcamos em um ônibus em direção aos arenitos, um verdadeiro espetáculo de erosão de milênios, sendo um deles a "Taça", um dos símbolos mais emblemáticos do estado do Paraná. Após o almoço, partimos para a segunda parte do passeio: a visitação de um grande lago e as furnas.

Quilometragem desta etapa: 593 km.

Quilometragem acumulada: 3.345 km.

SEXTA PARTE - GIRO PELO SUL

Depois de vários quilômetros de estrada e muitos lugares legais visitados, chegou a hora de voltar para casa. O que não esperávamos era ficar 13 horas na estrada para cumprir os 533 km até São Paulo. O motivo? Um grande acidente com um caminhão incendiado na Serra do Cafezal, na BR 116, infelizmente algo considerado comum em nossas estradas.

Para deixar o dia ainda mais especial, era o aniversário de nosso casamento, comemorado em plena estrada e duas esfihas com Coca-Cola, em um posto de gasolina.

Na bagagem trouxemos muitas histórias, algumas garrafas de vinho e a certeza de que a Belina está em plena forma para a nova expedição pela América do Sul que planejamos para este ano.

Quilometragem desta etapa: 533 km.

ALGUNS NÚMEROS DA VIAGEM:

• Quilometragem total: 3.878 km
  • 252 litros de gasolina
  • 04 estados
  • 09 cidades
  • 03 parques
  • 06 garrafas de vinho
  • 00 problemas mecânicos

Nosso parecer sobre os componentes Viemar que equipam nosso carro:

Apesar de todos os componentes estarem instalados há 28.598 Km, apresentaram ótimo desempenho durante toda a viagem, proporcionando segurança e conforto, mesmo após enfrentarem estradas com pavimentação precária em boa parte do trajeto.

Fica aqui o nosso reconhecimento pela qualidade dos produtos e o nosso muito obrigado por garantir a segurança e conforto durante o nosso Giro pelo Sul.

—-------------------------------------------------------------------------

Gostou do conteúdo?

Acompanhe as aventuras do projeto “Rota do Asfalto” no canal no YouTube (https://www.youtube.com/c/RotadoAsfalto) ou nas redes sociais (@rota do asfalto – Instagram e Facebook).