A Viemar Automotive está entre as sete primeiras empresas brasileiras habilitadas no programa de desenvolvimento industrial voltado ao setor automotivo - Rota 2030, com base nas portarias divulgadas até o momento pela Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação, vinculada ao Ministério da Economia.

 

O Rota 2030 vem incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias, com investimentos em mão-de-obra, linhas produtivas e novas ferramentas, com parcerias técnicas e com universidades.

 

“O programa anterior, abrangia apenas montadoras, já o Rota 2030, engloba também as indústrias de autopeças e componentes do setor automotivo, que é o nosso caso. Existe uma série de requisitos para participar do programa, onde o principal é o comprometimento em reinvestimento do incentivo fiscal em PD&I. Como indústria 100% brasileira a Viemar Automotive está na vanguarda do segmento de aftermarket no que se refere a componentes de direção e suspensão e está comprometida com o avanço da tecnologia de processos e novos produtos" explicou Matheus Sumny, Analista de PD&I - Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

 

"Esse programa é um grande processo de fomento a indústria nacional com o amplo objetivo de redução de emissões gasosas, incentivo a autonomia veicular, preservação ambiental, aplicação de conceitos de indústria 4.0, utilização de nanotecnologia tendo como finalidade o desenvolvimento e, principalmente, a inovação em toda cadeia de produção automobilística”, finalizou.

 

Além da Viemar Automotive, até esta data, apenas 32 empresas brasileiras foram habilitadas no programa Rota 2030.