Confiram a entrevista da Governança Corporativa - Juliana Toniolo Vieira Salis, onde a executiva fala como está o mercado e as diretrizes da empresa neste momento.

1) De que forma vocês se adaptaram para o atual momento em que estamos vivendo? Home office e no processo fabril

O primeiro movimento feito foi a consolidação de um Comitê de Crise que desenvolveu um plano de gerenciamento para tratar cada uma das partes interessadas (clientes, fornecedores, funcionários, sócios, órgãos governamentais, sindicatos entre outros). Adequamos rapidamente as nossas instalações e operações de acordo com os decretos emitidos, aplicando todos os cuidados e recomendações de saúde e segurança, para operarmos da maneira mais segura e produtiva possível. O cuidado ocorre desde o recebimento da nossa equipe na portaria, postos de trabalho, EPIs, vestiários, refeitório, bem como, cuidados e recomendações em seus trajetos e retorno às suas casas. Implantamos o trabalho remoto com a utilização e adaptação de ferramentas que a Viemar Automotive já dispunha, garantindo que o trabalho em Home Office seja executado com agilidade. Cuidado em continuar próximos, mesmo distantes, do pessoal em Home Office, implantando um meio de comunicação oficial entre empresa e funcionários, assim como modelos de gestão a distância. Todas as atividades indiretas e administrativas possíveis estão configuradas neste formato, para operarmos com o menor número possível da nossa força de trabalho em nossa planta. Nosso cuidado é diário, e não podemos relaxar em nenhum momento para manter nossa força de trabalho em segurança e nossos clientes atendidos. Temos uma equipe experiente e hábil que está tratando de forma muito profissional as adaptações necessárias durante a crise, mantendo a sustentabilidade da nossa empresa.

 

2) Qual tem sido a logística de distribuição de peças (adaptações) para não haver desabastecimento?

Dentre nossos projetos estratégicos, o amadurecimento do nosso Sistema de Gerenciamento de Transporte (conhecido como TMS – Transportation Management System) era um dos nossos esforços desde 2019, movido pelo nosso posicionamento de ser solução, também, através da pronta entrega. Para o cenário atual, intensificamos nossas parcerias logísticas e o gerenciamento de cada carga embarcada e com a implementação de um serviço de entrega ponto-a-ponto para algumas regiões específicas. Este gerenciamento permite a avaliação diária do status de cada nota fiscal emitida, bem como o acompanhamento de alguns postos aduaneiros, atuando em conjunto com nossos parceiros logísticos.  As implementações e desdobramentos deste projeto, somadas ao qualificado nível de nossos estoques e disponibilidade, estão sendo vitais para passamos por este cenário de crise com os menores impactos possíveis, sem rupturas significativas, garantindo o abastecimento da nossa rede de clientes.

 

3) Qual é a sua avaliação sobre as medidas econômicas adotadas pelo governo federal para aliviar as empresas?

Dentre as principais medidas econômicas editadas pelo governo federal para enfrentar a crise, destacamos:

1) Benefício Emergencial de emprego e Renda, que permitiu a flexibilização da jornada de trabalho, evitando demissões pela necessidade de adequação das estruturas frente a nova demanda do mercado;

2) Diferimento dos pagamentos de FGTS e Impostos federais, aliviando temporariamente o fluxo de caixa;

3) Medidas de Crédito através do BNDES, pelo aumento da liquidez para os Bancos Comerciais e redução de custos financeiros para Empresas pela eliminação temporária do custo fiscal sobre operações financeiras e redução da taxa básica.

 

4) Como vocês estão se preparando para o pós-pandemia?

A Viemar Automotive tem uma característica muito forte de acreditar na capacidade econômica nacional e neste momento não será diferente: seguiremos com nossas convicções e estratégias. Temos um posicionamento claro no mercado, somos uma indústria brasileira e globalmente competitiva, temos foco em soluções completas e de qualidade, atuando fortemente desde o projeto, desenvolvimento e fabricação dos nossos produtos. Isso requer conhecimento e competência no que fazemos.

Aproveitaremos esta oportunidade para fortalecer o nosso trabalho e posicionamento de ofertar soluções competitivas para os nossos clientes e parceiros. Este é o momento de intensificar as inovações e investimentos, pois inovação em produto e processo é nosso lema. Somos incansáveis na busca pelo melhor resultado, porque acreditamos que este é o melhor caminho para gerar valor aos negócios de nossos clientes e parceiros.

Nossa rápida adaptação e resposta ao mercado, se dará através dos investimentos significativos realizados nos últimos meses na nossa operação. O Pós-crise será o cenário propício para uma indústria nacional preparada, atender com competência o mercado de reposição brasileiro. A Viemar Automotive vai superar a crise e aumentar a sua participação, absorvendo a fatia de mercado que não poderá ser atendida pelas marcas importadoras, seja por competitividade ou por garantia de entrega do produto.

 

5) Em sua opinião, o que pode mudar no relacionamento com os players do mercado (distribuidores, varejistas e reparadores)? Como por exemplo, maior contato virtual e menos presencial, redução de eventos, convenções de vendas etc.

Relacionamento segue sendo o grande motor dos negócios. Acreditamos que vamos levar aprendizados importantes desta pandemia, a tecnologia está nos suportando e propiciando fazer mais com menos, e certamente isso irá gerar novas oportunidades.

A colaboração também será um dos grandes legados da pandemia. Estar junto não dependerá somente da forma física, mas colaborar com suporte estratégico em dados e elementos para avaliações e construção de previsões e novos cenários junto aos clientes contribuirá para um crescimento do mercado como um todo.

Grandes eventos, feiras, convenções, reuniões de negócio poderão existir de maneiras alternativas as vivenciadas até então, e percebemos que nosso mercado poderá se beneficiar positivamente desta oportunidade. Tivemos relatos positivos da equipe de campo em relação ao trabalho virtual, o ganho de produtividade devido à redução de trânsito para visitas presenciais, cumprimento de horários, melhor aproveitamento do tempo dos profissionais, podendo executar trabalhos simultaneamente, são alguns ganhos que estamos observando em nosso dia-a-dia.