O Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia da Ecologia são comemorados anualmente em 5 de junho e tem como objetivo promover atividades de proteção da natureza. É uma celebração global para conscientizar as pessoas sobre a importância de proteger nosso planeta.

 

Aqui na Viemar estamos conscientes da importância de cuidarmos do meio ambiente para que tenhamos um futuro mais sustentável. Integramos o conceito de ESG na nossa estratégia de negócios, aliando práticas sustentáveis à inovação na manufatura.

 

No ano passado, durante a cerimônia de entrega da licença de operação da nossa nova fábrica em Viamão, o governador Eduardo Leite falou sobre a importância de garantir que a geração de riqueza esteja conciliada com a proteção ao meio ambiente. "Estamos aqui entregando o licenciamento para uma empresa consciente do seu papel ambiental. O respeito ao meio ambiente é fundamental para que as próximas gerações tenham um planeta habitável".

 

Acompanhe, a seguir, quais são as nossas iniciativas sustentáveis.

 

Estação de Tratamento de Efluentes (ETE)

 

Com o crescimento da indústria, logo no início do século XX, o governo brasileiro passou a enxergar a necessidade de leis abrangentes para lidar com a questão do tratamento de efluentes. A implantação da ETE na nova fábrica da Viemar aconteceu no ano passado, atendendo  à Lei Federal de Saneamento Básico (Lei 14026/2020) e à Diretriz Técnica FEPAM n.04/20219. 

 

 

Como funciona o tratamento

 

A ETE é responsável por tratar todos os efluentes advindos dos sanitários, refeitório e cozinha da empresa. Estes efluentes são conduzidos por uma tubulação até os tanques de tratamento biológico (reatores) para a remoção da matéria orgânica. Após, o efluente recebe tratamento químico com adição de desinfectante e o tratamento físico onde é decantado e filtrado. 

 

Após este tratamento, o efluente tratado é encaminhado para tanques de armazenamento para ser utilizado na irrigação e nas descargas dos sanitários. 

 

A ETE, que opera 24 horas, tem capacidade de tratamento de 80 m³/dia e geração de 75 m³/dia de água de reúso .

 

Fertirrigação x reúso

 

A fertirrigação é uma técnica de adubação que utiliza a água de irrigação para levar nutrientes ao solo. Mensalmente, são tratados na ETE uma média de 44 mil litros para irrigação do solo e 44 mil litros para reúso.

 

O efluente tratado e separado para a fertirrigação é distribuído por mangueiras em algumas áreas do gramado da empresa. Já o efluente separado para reúso é bombeado para as descargas dos vasos sanitários e mictórios.

 

A Estação de Tratamento de Efluentes da Viemar trata 100% da água de consumo humano. Em média, são 600 mil litros por mês.

 

 

Estação de Tratamento de Água (ETA)

 

A Estação de Tratamento de Água da Viemar, também conhecida como ETA, visa reduzir a concentração dos minerais ferro e manganês na água, e, embora a água coletada no poço não apresente nenhuma contaminação por microrganismos, por exigência legal, é adicionado cloro à água.

 

A água que vem do poço é levada até a Estação por meio de uma bomba, onde inicia-se um pré-tratamento para remoção de ferro e manganês. Após esse processo, a água passa por um filtro e após, é adicionado o cloro. Finalizada a filtração e adicionado o desinfectante, finalmente o líquido é dirigido para o tanque de armazenamento (caixa d'água) e está pronto para consumo.

 

 

Destinação consciente de resíduos

 

Além dos resíduos biológicos que são tratados pela ETE e ETA, a destinação consciente de resíduos industriais também é uma preocupação nossa. Isso acontece com os cavacos de aço oriundos da fábrica, que são pequenas lascas de metais geradas no processo de usinagem das peças. 

 

As sucatas de cavacos são coletadas de dentro da fábrica e armazenadas em um container de resíduos. Para que o descarte seja feito corretamente e não agrida o meio ambiente, a Viemar destina todo o material para uma empresa parceira, responsável por dar o devido tratamento, que é a reciclagem do material.


 

 

 

Reaproveitamento de madeiras

 

Todas as caixas de madeira provenientes da fábrica são segregadas na Central de Tratamento de Resíduos (CTR). Após análise do estado dessas caixas, elas recebem duas destinações: podem ser reutilizadas ou são armazenadas em um container, que também é coletado por uma empresa que processa a madeira que será utilizada em outros processos industriais.

 

 

Coleta Seletiva

 

A empresa possui sistema de Coleta Seletiva, para a segregação dos materiais de acordo com o tipo: papel ou papelão, plásticos, metais, vidros, orgânicos e contaminados. Os materiais recicláveis, tais como papéis, papelão, metais e vidros, são encaminhados para uma cooperativa do município de Viamão que enfarda e vende os materiais, gerando renda para as famílias dos cooperados. Os demais resíduos recebem tratamento adequado de acordo com a legislação ambiental vigente.

 

VIE-3104-editada
 

COOVIR

 

A responsabilidade social é vista como um dos fatores mais marcantes da ESG e  aqui na Viemar, não é diferente. Por isso, contribuímos com o projeto da COOVIR, Cooperativa Viamonense de Catadores e Recicladores. 

 

Todos os recicláveis limpos de embalagens que recebemos com matéria-prima (papel, papelão, plásticos, alguns metais e vidros) são encaminhados para a COOVIR, que possui quatro centrais de triagem e é fonte de renda para mais de 50 famílias.

 

—-------------------------------------------------------------------------------------------

Preservar o meio ambiente é preservar o futuro. 

 

Já pensou nas marcas que você deixa na natureza ao longo da vida?

A sua caminhada pela terra deixa pegadas, que podem ser maiores ou menores, dependendo de como você trilha esse caminho.

 

✔ Cuide bem do seu lixo, recicle ou reaproveite tudo que puder;

✔ Não desperdice água, economize sempre;

✔ Pratique o consumo consciente;

✔ Ajude a preservar as áreas verdes, plante árvores.

 

Gostou de conhecer nossas iniciativas sustentáveis? Continue acompanhando o nosso blog para conferir mais conteúdos. ;)