Revise o sistema de suspensão:
Ele tem a função de estabilizar o carro durante sua movimentação, além de manter o veículo na altura adequada. Qualquer avaria pode comprometer a dirigibilidade do veículo e a segurança da sua viagem.

Freios:
Tão importante quanto, a revisão no sistema de freios é fundamental para uma viagem tranquila.

 

Alinhamento e balanceamento:
Faça com antecedência para que seja possível testar antes da viagem. Caso você note que o volante está trepidando ou que esteja pendendo para algum lado, retorno ao local onde o serviço foi realizado e relate o problema.

 

Cuide dos vidros:
Ter uma visão clara da estrada é muito importante, por isso, fique atento à limpeza dos vidros e mantenha o reservatório de água - para a limpeza do vidros - sempre cheio. Além disso, previna-se contra vidros embaçados.
Uma dica simples e rápida é aplicar um pouco de detergente líquido (neutro) nos vidros (lado interno) e espalhar com uma toalha de papel, retirando o excesso. Esse procedimento ajuda a evitar que o vidro fique embaçado.

 

Planeje a sua viagem:
Faça um roteiro para tirar melhor proveito da viagem. Selecione previamente os postos de combustível para o abastecimento e que tenham uma infraestrutura adequada. Conhecer o caminho faz toda a diferença nas viagens mais longas.

 

Use o GPS:
Além de estabelecer a rota mais adequada para sua viagem, ele ainda traz informações atualizadas sobre bloqueios ou acidentes no seu trajeto, oferecendo rotas alternativas.

 

Não pare na estrada:
É muito importante que você não pare em lugares desertos - tanto ao dia, quanto à noite. Encontre sempre um lugar movimentado e seguro.
Mesmo se achar que existe algum problema com o seu carro, siga até um local adequado. Há diversos relatos de assaltos (nessas condições) em rodovias de todo o país.

 

Mantenha distância:
Tenha em mente: em geral, a condução em rodovias permite pouca utilização dos freios. Basta respeitar uma distância segura do veículo à frente e você terá total condição de antecipar manobras.


Ar-condicionado:
Cuidado com viagens longas, em dias de muito calor. O uso do ar-condicionado, por um longo período, pode deixar o ar da cabine extremamente seco.
Mantenha toalhas úmidas para equilibrar a umidade.
E tenha cuidado com o uso da circulação de ar, pois quando acionada por muito tempo, pode reduzir a quantidade de oxigênio na cabine e causar sonolência.