O Dia Internacional da Mulher tem razões de sobra para ser celebrado na Viemar Automotive. Com 20% do quadro de colaboradores composto por mulheres, que respondem por 30% dos cargos de gestão, a Viemar está acima da curva das indústrias brasileiras quando se fala em liderança feminina. Se considerarmos que a direção geral também é exercida por uma mulher, Juliana Toniolo, então se tem uma empresa única na valorização do trabalho feminino. No mundo, apenas 8% dos CEO são mulheres (Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg/23) e a liderança na metalurgia beira os 15%.

 

“Nestes seis anos atuando na área comercial da Viemar, percebo que houve uma expansão do trabalho feminino no setor automotivo, com diminuição do preconceito com relação à mulher”, afirma a coordenadora comercial da Região Nordeste, Fernanda Santos. Para ela, a Viemar faz parte desta evolução. “A Viemar acredita no nosso potencial e valoriza o trabalho feminino sem distinção. Independentemente das atividades que tenho como mãe, como mulher, eu me sinto muito à vontade para conseguir fazer as entregas da minha profissão, colaborando com muito mais organização, agilidade e capacidade de resolver problemas. É claro que me cobro muito, mas vejo tudo com tranquilidade.

(Fernanda Santos)

A presença das mulheres é destacada pela coordenadora de Qualidade, Daviane Araújo. “A Viemar surpreende pela quantidade de mulheres trabalhando no chão de fábrica e também na gestão. Em 30 anos de profissão, é a empresa que eu mais vejo mulheres em posição de liderança. Somos nós resolvendo problemas do dia a dia, dando soluções. Eu me sinto muito bem em poder ajudar outras mulheres a se desenvolver. O ambiente de indústria nem sempre é fácil e sendo mulher é mais fácil entender os desafios pelos quais as colegas estão passando, as dificuldades, e colaborar na solução.”

(Daviane Araújo)

 

A aridez do meio industrial e a predominância masculina na produção são apontadas pela supervisora de Produção, Marceli Carrion. “Nós precisamos ter um conhecimento técnico muito avançado para impor o respeito que merecemos.” Ao falar que por vezes é preciso endurecer a postura, Marceli argumenta que o apoio das outras mulheres líderes é fundamental “Talvez os homens não sintam tanto, mas para nós, mulheres, é muito importante ter uma rede de apoio. Quando olhamos para cima e vemos a Juliana como nossa diretora, essa imagem, o papel que ela exerce, nos fortalece muito e nos respalda.” Marceli destaca ainda a importância de não se deixar levar pela chamada Síndrome da Impostora. “Nós temos muitas situações para resolver e se não acreditarmos que somos capazes, que somos capacitadas para estar nas posições em que estamos, talvez não consigamos fazer o que é preciso. Então, é um exercício diário combater esse medo.”

(Marceli Borges)

Para criar uma rede de apoio, que debata os temas importantes, a Viemar Automotive lançou em 2022 o Programa de Mentoria para Mulheres, com a presença de líderes consagradas em diferentes setores. Em debate, temas como mercado de trabalho, carreira, a vida em si. “Nós nos orgulhamos muito em poder proporcionar esse momento de aprendizado e crescimento”, afirma a diretora geral, Juliana Toniolo.

(Juliana Toniolo)