Cansado de chegar em casa altas horas da noite, não ter tempo para a família e ainda por cima estar sempre com o dinheiro contado ou as contas atrasadas? Pois é, esse cenário que acontece aí na sua oficina mecânica é a realidade de muitos empresários brasileiros. Técnicos altamente capazes, donos do próprio negócio, que por muitas vezes não percebem que o que falta para dar o pulo do gato é fazer a gestão da oficina mecânica.

 

Para tentar entender um pouco mais desse cenário, a Viemar Automotive conversou com um dos melhores instrutores do Brasil, o professor Scopino. Conhecido pelas aulas técnicas, Scopino iniciou na pandemia a dar cursos on-line de gestão de oficina mecânica, ensinando centenas de mecânicos a, literalmente, sair do buraco. “O que acontece é que nossos mecânicos são muito técnicos e simplesmente não enxergam os números, não sabem se ganham ou se perdem dinheiro.”

 

 

Se este é o seu caso, saiba que tudo tem solução. Mas para isso é preciso querer, buscar ajuda. Afinal, como diz o professor Scopino, se a empresa não vai bem, também a família não vai. O próprio Scopino passou por essa mudança profissional. “Foi há 20 anos, quando a minha esposa Izabel começou a trabalhar comigo, assumindo a parte financeira, que eu percebi que era hora de mudar. Também eu não enxergava que ia mal, o meu pai antes de mim também não percebia, e esse é o padrão”, afirma.

 

 

 

3 Pilares da Gestão Eficiente

 

Para que você também veja que o dia a dia na oficina pode ser diferente, muito mais lucrativo e com qualidade de vida, Scopino aponta os três pilares de uma gestão eficiente. Vamos a eles:

 

1º - Gestão Financeira:  em termos bem práticos, é preciso saber tudo o que entra e tudo o que sai da sua oficina mecânica.

Controlar as entradas e saídas de estoque, de dinheiro, mapear e analisar as despesas, os custos fixos e variáveis é fundamental.

 

E como saber o que é custo fixo e o que é custo variável? É bem como o termo diz. Fixo é tudo aquilo que permanece constante – aluguel, salário, material de limpeza. Se você faturar ou não faturar, vai ter que pagar igual. Já o variável é tudo o que varia conforme a quantidade de serviço que sua oficina tem – peças e outros materiais necessários para reparar os veículos etc. Por isso, muitas vezes você tem mais serviço e mesmo assim não está ganhando dinheiro, porque compra e se dedica muito mais, mas continua tudo a mesma coisa.

 

Nesse aspecto, Scopino destaca a importância de saber calcular o quanto custa a sua hora de trabalho. “Temos mecânicos, empresários, que trabalham até 10 da noite, não veem os filhos, não veem a mulher, e estão sempre no vermelho”, destaca. Então, a questão não é só o trabalhar, mas fazê-lo de forma eficiente, cobrando o justo tanto para o negócio como para o cliente. E isso só é possível quando se tem o controle de todas as contas.

 

2º - Gestão de Pessoas: é preciso saber contratar e saber lidar com as pessoas da equipe e também com todas as outras que o negócio envolve. Internamente, afirma Scopino, o erro que se comete é: contratar rápido e demorar para demitir. Quando o correto, para dar um bom resultado para o seu negócio, é fazer ao contrário: demorar para contratar e demitir rapidamente. “No geral apaga-se incêndios, e isso faz um mal danado tanto para a oficina mecânica, como para qualquer outra empresa.”

 

Outro ponto destacado por Scopino é o quanto o empresário dono de oficina precisa saber lidar com fornecedores, varejistas, distribuidores e, principalmente, com o cliente, com um atendimento excelente, ágil, de confiança. Afinal de contas, ninguém gosta de ir até a oficina, é sempre um processo que vai gerar custos e dores para o cliente.

 

3º - Gestão de Processos: nesse item o bicho pega! “A maior parte das oficinas mecânicas não tem processos, não existe o responsável por receber os carros, pelo pós-venda, o mapeamento de quem faz o quê, simplesmente não existe a sequência do que se faz no dia a dia, daí o empresário se sobrecarrega, porque ele faz tudo ao mesmo tempo, não consegue sair do negócio nem um dia.” Se identificou? Calma! Você não está sozinho.

 

Para começar a mapear os processos é preciso inicialmente uma organização, ir colocando no papel, desenhando tudo o que se faz e identificando cada responsável, delegando com controle.

 

 

 

É preciso começar

 

É fácil fazer a gestão da oficina? Claro que não, mas se você começar a colocar no seu radar esses três pilares tem grandes chances de obter melhores resultados. Scopino afirma que, no geral, em 90 dias a partir dos primeiros passos da implementação de uma gestão eficiente já se começa a perceber a diferença. E para melhor.

 

No mercado, além do curso do próprio Scopino, Oficina Forte, há diversos outros cursos de gestão, com centenas de oportunidades de cursos on-line sobre finanças, atendimento ao cliente, gestão de pessoas, gestão de processos. Também existem muitas oportunidades gratuitas ou com preços subsidiados para pequenos negócios. SEBRAE e SENAC são grandes parceiros dos empreendedores.

 

Procure, informe-se e confie que você não está sozinho na hora de gerir a sua oficina. Tem muito recurso disponível. Basta começar e acompanhar os resultados. Certamente vão ser melhores. Esta foi a nossa primeira publicação da editora Oficina em Foco. Acompanhe por aqui temas sobre gestão financeira de oficinas, atendimento ao cliente, gestão de estoque e muito mais!