As articulações axiais são um dos componentes mais exigidos no uso dos veículos. Para que você consiga fazer um diagnóstico perfeito da necessidade de substituição, o coordenador técnico-comercial da Viemar Automotive, José Marciano, selecionou uma série de dicas que vão facilitar o seu dia a dia. Confira abaixo.

 

No teste de rodagem

Ao realizar o teste de rodagem, perceba se o veículo apresenta algum destes três sinais de desgaste das axiais. Qualquer um deles já é o suficiente para evidenciar a necessidade de troca.

 

1) Ruído durante manobras. Preste atenção se há algum barulho estranho vindo da parte de baixo do carro ao manobrar, isso pode ser sinal de desgaste na articulação axial.

 

2) Trepidação no volante, seja em alta ou baixa velocidade. Se o desgaste for acentuado, já em baixa rotação você sentirá a trepidação. Em não percebendo, acelere e veja se o volante trepida;

 

3) Barulho ao trafegar. Independentemente do pavimento, se houver barulho ao trafegar, é sinal de que as axiais estão desgastadas.

 

Na oficina

Na hora de checar o veículo na oficina, faça o diagnóstico com o peso da carroceria apoiado sobre o conjunto de suspensão e direção. Ou seja, coloque o carro na rampa de troca de óleo ou de alinhamento e deixe-o em posição de trabalho, como se estivesse trafegando. Assim será mais fácil identificar se há folga.

 

Outra dica importante do Marciano é a seguinte: sempre substitua as peças em pares. Ele lembra que elas trabalham por igual, nas mesmas condições, então o desgaste também é igual, ainda que não aparente.

 

Outro aspecto fundamental é lembrar de olhar as condições das coifas de vedação. Por vezes elas apresentam furinhos mínimos, que já comprometem a graxa de lubrificação.

 

E lembre-se de checar todo o sistema de direção a cada 5 mil quilômetros. Como dica para o seu cliente, vale o eterno alerta: mantenha sempre os pneus calibrados, para não forçar o conjunto.

 

Feito esse check-list, na hora da troca você já sabe: a Viemar Automotive é líder em articulações axiais, com o maior portfólio do mercado. Consulte nosso catálogo eletrônico, compre no seu lugar de confiança e garanta seu cliente seguro e satisfeito.